domingo, 8 de maio de 2016

Quase paralelo 70N (Eskimo mode)

Quem vive no norte canadense tem uma primavera tardia, enquanto Toronto e Montreal celebram a estação das flores pelo no final de março, por aqui estamos felizes quando não neva em maio.
Assim estava eu, bem contente, última semana de abril, ouvindo o canto de um outro pássaro que não raven, uma alegria infantil.


Não, isso não é um corvo, é uma raven*.

Mas, sempre tem algum lugar mais no norte, mostrando que tudo é uma questão de referência. Quando minha gerente me escalou para acompanhar o processo de licenciamento de uma mina de ouro que será construída no território vizinho, eu não contava em ter de passar 6 dias em Cambridge Bay.



Cambridge Bay situa-se no paralelo 69, 9 N, em uma região onde o pergelissolo** é permanente, não há sistema de coleta de esgoto ou distribuição de água potável e a energia elétrica vem de imensos geradores a diesel. Existe agua potável (com gosto horrível) e tratamento de esgoto, a distribuição é feita por caminhões pipa. Só faltava morarem em iglus!


Definitivamente, não moram em iglus.



Não moram em iglus, mas falam Inuktituk!

 ᐃᓄᒃᑎᑐᑦ

Inuktituk escrito em ... Inuktituk.


E vestem-se como esquimós.


Cambridge Bay tem cerca de 1400 habitantes, que dirigem felizes seus skidoos, caçam veados e bodes gigantes selvagens.


Isto é um skidoo, podemos dizer que é um jet ski para andar na neve.



Este é o muskox, bode-gigante selvagem, parece ser bovino, mas nosso biólogo me explicou que ele é ovino (ovibo moskatus).



Também constroem prédios que parecem fora de contexto.


E outros totalmente dentro de contexto, lá no fundo estão construindo a sede do CHARS - Canadian High Arctic Research Station - Centro de pesquisas do alto ártico. 



Na cidade não vendem bebida alcoólica, o cigarro é a droga oficial da cidade, nunca vi tanta gente fumando numa área tão pequena. Mesmo com a ausência do comércio, tem pessoas que dão conta de tornarem-se alcoólatras. As compreendo perfeitamente, foi super difícil estar neste lugar sem uma taça de vinho.



Além disso, existem dois alarmes sonoros, um ao meio dia e outro às 22 horas, toque de recolher para menores de 16 anos. Me senti em outro planeta.




Bem, parece um outro planeta.



Onde o branco reflete tanta luz que chega a cegar e confundir o que é gelo e o que é céu.



Longos dias de espera para navegar novamente.




Segue 'toda vida' em frente, irás topar com um urso polar no Pólo Norte.


Primeiro de maio, esperando carregar o avião e voltar à Yellowknife. Sim, o avião é cargueiro e passageiro e as instruções são em inglês, francês e inuktituk.
Saímos de Cambridge Bay abaixo de neve e -17 de temperatura e chegamos mega felizes em Yellowknife, 15 graus e ensolarada.



*raven: pássaro parecido com o corvo porém maior e mais resistente. O único pássaro avistado aqui no norte do Canada, sobrevive comendo nossas sobras, chafurdando as latas de lixo. São enormes e um pouco assustadores.
** pergelissolo: ou permafrost, é a camada de solo e rochas que esta permanentemente congelada, comum acima do paralelo 60. Alvo de preocupação devido às mudanças climáticas, que tem provocado seu derretimento, causando problemas estruturais em prédios, alagamentos e perturbando os hábitos dos animais da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário